Se você quer fazer a cirurgia bariátrica, você deve começar por consultar um médico especialista em cirurgia bariátrica, que vai avaliar o seu caso, indicar o tipo de cirurgia mais adequado para você, explicar os riscos e os benefícios, e solicitar exames pré-operatórios1. Você também vai precisar consultar um nutricionista, que vai orientar você sobre a dieta que deve seguir antes e depois da cirurgia, e um psicólogo, que vai fazer a avaliação psicológica, que é um requisito obrigatório para a cirurgia bariátrica2. Além disso, em alguns casos como programas de tratamento de planos de saúde, você poderá ter que participar de um grupo de apoio, que é formado por pessoas que já fizeram ou que vão fazer a cirurgia bariátrica, e que pode ajudar você a se sentir mais motivado e confiante1. A cirurgia bariátrica pode ser feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por planos de saúde privados ou ainda de forma particular dependendo da sua situação.
Para fazer a cirurgia pelo SUS, você precisa ser diagnosticado com obesidade por um médico, que deve declarar que você precisa do procedimento, e fazer a sua inscrição para realizar o procedimento cirúrgico. Depois, você deve esperar na fila para ser atendido, o que pode levar um bom tempo3.
Para fazer a cirurgia por um plano de saúde, você precisa verificar se o seu plano cobre esse tipo de procedimento, e quais são as exigências e as condições para realizá-lo. Você também deve consultar a lista de médicos e hospitais credenciados pelo seu plano, e seguir as orientações do seu médico4. Alguns planos de saúde possuem um programa interno com uma equipe multidisciplinar própria para realizar o tratamento cirúrgico em pessoas obesas. Essa equipe fica responsável por tratar o paciente desde a primeira consulta até o pós operatório. Os planos de saúde ainda podem ter regras internas para autorizar a cirurgia além das regras pré estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde)*. Isso pode alterar e variar o tempo de espera para realizar a cirurgia. Já outros planos de saúde não trabalham com esses programas de emagrecimento com equipe interna definida. Nesses planos será necessário realizar uma busca individual pelos médicos credenciados e que realizem o atendimento especifico para o tratamento cirúrgico da obesidade. Por um lado isso é bom, pois será possível escolher os médicos que mais gostar para se tratar, por outro lado é ruim, pois pode ser uma busca um pouco cansativa, já que nem sempre é possível encontrar médicos especialistas dentro da rede do plano. Assim, será necessário realizar consulta particular com o médico fora do plano de saúde. Mas não se preocupe, pois você poderá pedir reembolso ao seu plano dos valores que gastar com as consultas particulares. Mas vale lembrar que é sempre bom consultar as regras de reembolso do plano de saúde para não se frustrar e nem desanimar de realizar a cirurgia.
Agora o que você precisa ter em mente é que a cirurgia bariátrica é um processo que exige dedicação, comprometimento e responsabilidade. Você vai ter que mudar os seus hábitos, a sua alimentação e a sua relação com o seu corpo. Terá que enfrentar desafios, dificuldades e frustrações. Mas você também vai ter a oportunidade de melhorar a sua saúde, a sua qualidade de vida, sua autoestima e ainda poderá realizar os seus sonhos, os seus projetos e os seus desejos.
Agora que você já sabe por onde começar e está decidido(a) a fazer a cirurgia bariátrica, você precisa o quanto antes marcar uma consulta com um psicólogo. É de extrema importância que você já comece o seu acompanhamento pré operatório, pois será através dele que você irá se preparar para esse processo. E também será através do psicólogo que você irá realizar a avaliação psicológica para obter o laudo de liberação para a cirurgia. A avaliação psicológica é um passo importante para que você possa tomar uma decisão consciente e segura sobre a cirurgia bariátrica. Ela também é uma forma de preparar você para as mudanças que ocorrerão após a cirurgia, te ajudando a desenvolver recursos psicológicos para lidar com as dificuldades e os desafios que possam surgir, e a buscar uma maior satisfação pessoal e bem-estar emocional.
Quer dar inicio o quanto antes ao seu acompanhamento psicológico. Clique no botão abaixo e agende uma consulta on-line agora mesmo. Você verá que a cirurgia bariátrica pode ser uma ótima oportunidade para você mudar a sua vida para melhor. E você não estará sozinho nessa jornada. Conte com a ajuda de um profissional. Conte comigo!
Fonte:1Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)sbcbm.org.br; 2Cirurgia bariátrica (cirurgia de redução do estômago)bvsms.saude.gov.br; 3Cirurgia bariátrica: o que é e como fazer de maneira gratuita?bing.com; 4Cirurgia Bariátrica: a situação atual do Brasil - SBCBMsbcbm.org.br; 5A Cirurgia Bariátrica - SBCBMsbcbm.org.br; 6Entenda como é feita a cirurgia bariátrica - 08/08/2023 - Equilíbrio ...www1.folha.uol.com.br