Antes de realizar a cirurgia, é necessário passar por uma avaliação psicológica, que irá verificar se você está apto(a) para enfrentar os desafios e as adaptações que a cirurgia exige.
Mas então quantas sessões são necessárias para realizar essa avaliação?
Primeiro eu preciso te explicar o que é uma avaliação psicológica para que você entenda como funciona e porque precisa de um certo número de sessões para realiza-la.
A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica é um processo que consiste em uma entrevista detalhada e em testes psicológicos, que visam diagnosticar possíveis problemas emocionais, comportamentais ou cognitivos que possam interferir no sucesso da cirurgia. A avaliação também tem como objetivo orientar, esclarecer e preparar o paciente para as mudanças que a cirurgia irá provocar na sua rotina, na sua alimentação, na sua autoestima, na sua imagem corporal e nas suas relações sociais e familiares. O número de sessões necessárias para a realização da avaliação psicológica pode variar de acordo com cada caso, mas geralmente são entre 4 e 10 sessões, com duração média de 50 minutos cada. O tempo total da avaliação dependerá da disponibilidade do paciente e do psicólogo (é possível adiantar as sessões ou até mesmo fazer mais de uma sessão por dia, isso acelera o processo). Ao final da avaliação, o psicólogo irá emitir um laudo psicológico, que é um documento que contém as informações sobre o processo de avaliação, os resultados obtidos, a conclusão e a indicação ou não da cirurgia.
Existem duas modalidades para realizar a avaliação psicológica. Uma é presencial, que é feita no consultório do psicólogo com datas e horários previamente estabelecidos. Essa modalidade pode levar um pouco mais de tempo devido as circunstâncias que podem variar entre deslocamento até o consultório, disponibilidade do psicólogo, perda da consulta, entre outros imprevistos que podem acontecer. A outra forma de fazer a avaliação psicológica é na modalidade on-line. Essa geralmente é a mais procurada pois tem um ótimo custo beneficio. Nessa modalidade é possível que se faça a avaliação no conforto de sua casa sem precisar se deslocar ou enfrentar engarrafamentos. Mas atenção, essa modalidade só é possível desde que se tenha as ferramentas necessárias como local privado e silencioso com acesso a internet, computador e/ou telefone. Caso não tenha acesso a essas ferramentas essenciais o ideal é realizar a avaliação psicológica de forma presencial. Ambas podem ser demoradas ou bem rápida. Tudo irá depender das circunstâncias envolvidas.
O laudo psicológico é um dos requisitos para a realização da cirurgia bariátrica, mas não é o único. O paciente também deve passar por uma avaliação médica, nutricional e física, que irão avaliar as suas condições clínicas, metabólicas e funcionais. Além disso, o paciente deve cumprir os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) 1, que são:
Ter um índice de massa corporal (IMC) maior ou igual a 40 kg/m², independentemente de ter outras doenças associadas à obesidade.
Ter um IMC maior ou igual a 35 kg/m², desde que tenha pelo menos uma das seguintes comorbidades: diabetes tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana, osteoartrites, apneia do sono, entre outras.
Ter idade entre 18 e 65 anos. Em casos excepcionais, pode-se realizar a cirurgia em jovens entre 16 e 18 anos ou em idosos acima de 65 anos, desde que haja uma avaliação rigorosa do risco/benefício e uma equipe multiprofissional especializada.
Ter obesidade de longa data, há mais de 5 anos.
Ter falhado no tratamento clínico para redução de peso, após 2 anos de acompanhamento.
Ter consciência dos benefícios e dos riscos da cirurgia, bem como dos cuidados pré e pós-operatórios que deverá seguir.
Se você atende a esses critérios e quer realizar a cirurgia bariátrica, agende uma consulta agora mesmo com um psicólogo e entenda mais a respeito.